terça-feira, 29 de janeiro de 2019

9º Compra - Rumo aos R$10.000,00

Caros senhores da Blogosfera,


A semana foi repleta de notícias especialmente negativas para o mercado financeiro. O rompimento da barragem de Brumadinho - MG pertencente a Vale (VALE3/VALE4) já contabiliza 60 mortos até o momento e quase 200 desaparecidos! É triste que tragédias desse porte ocorram e os responsáveis sempre fiquem em pune, esperamos que dessa vez seja diferente. Que Deus abençoe as famílias.

No tocante ao mercado de  ações, as ações da companhia derreteram mais de 23% devido ao ocorrido, eu acredito ser bastante precipitado acreditar que uma empresa como a vale irá a falência como muito tem-se dito na internet, lembremos que a empresa é extremamente sólida e uma das líderes do mercado de mineração mundial. O maior prejuízo, sem dúvida, é o passivo humano gerado por tamanha tragédia. Certamente a Vale levará longos anos para recuperar sua credibilidade no aspecto de segurança operacional e meio ambiente.

Em relação a minha carteira e a estratégia de investimentos adotada, o valor portfólio apesar de impactado pela queda da vale VALE3 (-21,22%) se segurou muito bem devido ao crescimento expressivo de outras empresas da carteira de ações SBSP3 (+8,25%), MRVE (+7,18%), JBSS3 (+8,17%). Isso é uma excelente oportunidade para reafirmar o princípio de diversificação SEMPRE.  Em relação ao valor aportado inicialmente (investido), período de 7 e período de 30 dias o portfólio completo cresceu incríveis 3,0%,3,6% e 6,0%, o que é bastante expressivo sobretudo pela queda da vale partícipe da carteira de ações. 

No tocante ao portfólio de Renda fixa a poupança cresceu  respectivamente 0,21%, 0,23% e 0,32% em relação ao investido, 7 dias e 30 dias, enquanto o Tesouro Direto cresceu  nos mesmos itens e períodos 0,34%, 0,36% e 0,58%, esses dados me surpreenderam porque não esperava essa diferença brutal, podemos inferir dos percentuais acima que o título rende ao menos 1,5x mais! Na Renda variável a carteira cresceu 6,34%, 7,11% e 12,91%. Reitero a relevância do crescimento da minha carteira na renda variável mesmo após o tombo da vale na semana. O valor de 12,91% é inferior aos 13,62% e 15,45% das semanas imediatamente anteriores (embora devamos ressaltar o fator vale).




Seguimos firme,
Força, energia e fé! novamente 















Seu dinheiro cresce a medida que você também cresce: T. Harv  Eker - Um forte abraço a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário